quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cuidadores de Idosos

Com as mudanças decorrentes do processo de industrialização, da urbanização da população rural, do ingresso da mulher no mercado de trabalho houve também mudanças na estrutura familiar que passou de ampliada a nuclear.
Considerando a elevada inciência de condições que, interferindo na indepenência do idoso, afetam diretamente sua qualidade de vida, percebe-se cada vez mais a importância do cuidador. A meta da assistência em gerontologia é a manutenção dos idosos na familiaridade, conforto e dignidade de seus lares pelo maior tempo possível.
A assitência domiciliar objetiva aumentar a autonimia do idoso; manter a individualidade e a peculiaridade do ambiente; repeitar a memória física e afetiva; prevenir situações carenciais; criar ou aprimorar hábitos saudáveis; reforçar vínculos familliares e sociais; recuperar capacidades funcionais perdidas; respeitar e observar as características regionais; integrar e estabelecer parceria com os gestores públicos e privados e prestar atendimento especializado de saúde.

Nenhum comentário: